Um espaço onde se promete uma análise sobre tudo, mas não se garante a diversão imediata!!!

Friday, December 29, 2006

Metralhadores ou metralhados, quem tem a Razão?

Vou tirar o dia para chatear-lhes sobre o atual (sempre existente) caos no Rio de Janeiro, e mesmo em São Paulo. O que eu gostaria de entender é, quem está certo, os mocinhos, os bandidos, ou as vítimas. Encontramos 4 atores nesse palco, sendo que um é Natimorto (o próprio Estado), mas ainda assim deve ser considerado como um ator fornecedor de peneiras para tapar o sol, ou provedor do já conhecido pão e circo brasileiro, em especial carioca.
Sobre os atores mais relevantes, de início consideremos os maldosos traficantes de drogas, cuja diversão é atormentar a paz e o sossego da pacata comunidade urbana. Por outro lado temos as sim atuais milícias, compostas por ex-políciais que assistiam “Duro de matar” e “Máquina mortífera”, os quais incapazes de exercer a sua profissão decentemente, resolveram assumir um Ethos Guerreiro superior e fazer justiça com as próprias mão, combatendo o tráfico nos morrros. Por fim, consideremos a população carioca em si, vitimada pelos ataques, em grande parte composta por Josés, Marias, Vandercleidissons, Wochintons, os quais ao acordarem pela manhã não sabem se agem como vassalos de uma milícia para-policial, ou para traficantes, todavisa sabem que devem prestar favores ao defunto Estado, pagando contas e tudo mais.
O que se observa nessa trama é uma total inversão de valores entre os atores aqui expostos, levando a uma situação no mínimo questionável e – como eu adoro – passível de crítica. Pois bem, as milícias de cara assumem o papel que deveria ser do falecido (Estado), através de ações práticas, destronam os traficantes, e controlam os morros, zelando pelo bem-estar dos ali viventes, mas é claro, em troca de uma simbólica quantia em dinheiro (além dos impostos já pagos ao defunto do Estado). Não contentes com tal estruturação, os traficantes, temendo a sua “queda”, descem dos morros às dezenas, espalhando tiros, queimando veículos de transporte coletivo repletos de Josés, Marias, Vandercleidissons, Wochintons, tudo isso objetivando uma ação imediata do Estado contra as milícias. É claro, eles querem fazer valer o seu direito frente ao governo, o que deveria a população também fazer.
Por último vemos a população, que assiste indignada e alienada tais ações, policiais, para-policiais, terroristas. Nada faz, nada pretende fazer, pois já se ocupa diariamente com atividades mais importantes, como ganhar o dinheiro, para comer e arcar com as dividas, ter preconceito, excluir socialmente, ir a festas, fazer festas na laje, chingar de preto, chamar de playboy. O único senso comum dessa sociedade “picotada” é a de que tudo esteja correndo bem para as festividades do ano novo, não importando os porquês da queima de veículos, ou dos tiroteios.
O que ocorre então é uma relativa inversão de valores entre população e traficantes, e entre milícias e Estados, e nessa dança, a população que em uma democracia teria o maior poder frente a todos os atores, se aliena em frente da televisão esperando a contagem regressiva no show da virada, ou molha os pés nas águas de copacabanas, afinal, daqui a um mês é carnaval, e logo começa o Big Brother na Globo, não nos preocupemos. E o Estado? Vive um sonho presbiteriano.
Quem esta certo nisso tudo? Certo estou eu de chatear!!!

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

chato, essa foi a superaçao!!!

só alguem, mto, mas mtooo chato faz uma analise politico-antropologico-sociologica da sociedade brasileira NAS FERIAS, NO PENULTIMO DIA DO ANO!!!!!!!

ter q ler isso foi de chatear viuuu, parecia a alba zaluar falando, cruz credo! heheheheh

6:26 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Chato ou naum...é a realidade!
(e quem disse que a realidade não é chata? :P)
Adorei seu blog!
bjuzzzzz

6:27 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

8:23 AM

 
Anonymous Anonymous said...

eu gosto do jeito que vc escreve ^^

8:59 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Iae dude ...

Seus textos são bem doidos hein!!
mas como a patt disse, tem q ser mto chato pra fazer isso sabado anterior ao ano novo, kkkkkk!

Mas ta de boa, vo passar pra ler aki as vezes, belez?

falow ae, abraços.

9:53 AM

 

Post a Comment

<< Home