Um espaço onde se promete uma análise sobre tudo, mas não se garante a diversão imediata!!!

Wednesday, January 03, 2007

O Triunfo do Belo


“As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.”

"Deus abençoe as mulheres bonitas, e as feias se sobrar tempo."
Vinicius de Moraes

Sempre dizem que o mais inteligente vence o mais forte, pois o que vale é a esperteza e não a brutalidades. Hoje coloco em questão duas qualidades – em analogia com as duas primeiras expostas acima – a beleza e a sagacidade (leia-se a lábia), qual das duas triunfa na atualidade? Acredito que o próprio título já responde a pergunta.
Desse modo, trataremos inicialmente da sagacidade, a habilidade de convencer o próximo de algo, em questão, a habilidade de vender propriamente uma verdade à pessoa desejada. Seria ainda, o ato de vender uma boa imagem a esta, convencendo a, mesmo que por um breve momento de que ficar ao seu lado é algo bom, e vai lhe render sorrisos e boas lembranças. Por vezes, o dono de tal qualidade é também portador da beleza, o que lhe confere oportunidades infinitas de felicidades com o sexo oposto; há também o sagaz e não belo, que ao vender a sua imagem e romantismo á pessoa a sua frente, consolida a felicidade mais pura entre ambos. O sagaz é então um romântico, que através das palavras e da força de seus ideais encanta, criando um vínculo duradouro entre os dois.
Por outro lado, desde antes do tempo ser contado como o fazemos atualmente, o belo já era cultuado como algo supremo, isso é perceptível ao se analisar a simetria das esculturas gregas, o que na época era entendido como belo. O portador da beleza superior ordena, e convence o próximo somente com a presença, não carece de expressão falada para atingir seu objetivo, o simples beijo e abraço.
Questiono agora, quem vence, o trovador da lábia, ou o inexpressivo belo? É claro, o belo, mas por que? Porque é mais fácil aceitar algo que acalma nossos olhos do que algo que interfere na nossa cabeça, somos uma sociedade de imagens, que prefere não processar a informação, estimular a imaginação e agindo racionalmente, vivemos daí sob o princípio de que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mo meio em que vivemos, o romantismo a la Vinicius de Moraes é pouco útil, visto que os valores antigos pouco prevalecem na atualidade, então porque ter alguém que me agrada por 2 anos se posso ter uma beleza imensurável por 15 minutos que seja. Prevalece a imagem física sobre tudo.
O fato é que o conceito de beleza é mutante, se alterando de tempos em tempos – senão o que explicaria o fato de que a gordura era sinônimo de beleza e fartura na idade média, e até meados do século XIX – sendo assim o belo se altera, o que era lindo a 2 anos, hoje não mais é, e o de atualmente cairá amanhã, e assim por diante, o que demonstra a fraqueza desta a longo prazo.
Desse modo lhes pergunto, no mundo das imagens é possível o romantismo existir? Fique a cargo de vocês a resposta, os comentários estão abertos para tanto, eu já tenho a minha, mas basta só uma resposta para que eu seja salvo.
Prometo postar mais coisas menos inquietantes e mais irreverentes em breve, minha mente já não para de pensar besteiras. Ainda bem que não corro o risco de me chamarem de chato, estaria sendo redundante.
(Na foto a escultura do sacerdote Laocoonte, imagem que fora considerada a máxima expressão de beleza e perfeição da Grécia Classica - Salve Brolezzi)

4 Comments:

Blogger Thiago Borges said...

Safadão, bem vindo ao mundo dos blogs! Coloquei o link do seu blog no meu! Serei leitor assiduo...SEm-vergonha!

9:22 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Ainda prefiro as poesias de Vinícius de Moraes meu caro.... ;)

reitero o "Salve Brollezzi" (!!)

bjuzzz

12:45 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Talvez eu seja uma otimista, mas pode me chamar de louca se preferir, ainda assim continuo acreditando que nem tudo está perdido, nem todos sentem admiraçao pelo que é fugaz, porque não existe no mundo nada melhor que passar horas com quem a gente gosta, horas imensas. Um beijo de quem a gente ama é inesquecível, a imagem de algo (exteriormente)belo apaga-se num piscar de olhos.Quando estamos extasiados ou desiludidos não pensamos no Brad Pit ou na Angelina Jolie, mas nos nossos pais e amigos. Nesse mundo de imagens de hoje em dia, ainda há quem saiba valorizar as coisas importantes da vida...

8:38 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Também sempre me peguei pensando sobre a beleza, e como ela ajuda e/ou atrapalha, muitas vezes.
Pra mim o homem osclila entre o medo e o desejo, dessa forma sempre ta buscando ou tentando ser algo, q muitas vezes nem sabe bem o q ou como é. Só sei q nunca chegaremos no "lá"....
O belo é uma fantasia, melhor, uma referencia fantasiosa.....
Eu prefiro um belo q me faça rir e pensar !
bju Du

9:10 AM

 

Post a Comment

<< Home