Um espaço onde se promete uma análise sobre tudo, mas não se garante a diversão imediata!!!

Monday, January 08, 2007

Ode à tecnologia

BUENOS AIRES - Duas turistas israelenses que se perderam enquanto faziam uma travessia de montanha no sul da Argentina foram resgatadas graças a uma mensagem de texto enviada por telefone celular para seu país de origem, informaram neste sábado os meios de comunicação locais.
Hadas Shalom e Rona Navon, ambas de 21 anos, perderam contato com outros dois amigos de mesma nacionalidade enquanto percorriam o monte Manfredo Segre, a 1.650 metros de altura, no Parque Nacional Nahuel Huapi, perto da cidade de Bariloche (1.350 quilômetros ao sul de Buenos Aires).
Ao perceberem que as duas jovens não conseguiam chegar ao abrigo do monte López, seus amigos Ido Simhi e Omer Sason enviaram pelo telefone celular uma mensagem de texto aos familiares das moças em Israel, alertando sobre o que tinha acontecido.
Ao receber o alerta, as famílias das jovens e a companhia seguradora contratada para a viagem entraram em contato com a embaixada de Israel em Buenos Aires, que, por sua vez, pediu ajuda à Gendarmaria argentina (polícia de fronteira) e à Direção de Parques Nacionais.
Após quase um dia perdidas, as duas jovens foram resgatadas por três guardas do parque e cinco integrantes do serviço de Incêndios, Comunicações e Emergências do Parque Nacional Nahuel Huapi.
Já faz um tempo que namoro com esse tema, a tecnologia e seus desdobramentos, e tal matéria prova que, mais do que nunca, a tecnologia não só contribuira para a integração nacional, mundial, como também para salvar vidas – seja do modo que for, como fica claro na matéria acima “salvas pelo torpedo sms”. Caso vocês me conheçam, provavelmente sabem da minha paixão por aparatos tecnológicos e por suas mais diversas funções, apesar de que, ao mencionar “Tecnologia” não me refiro apenas às maravilhas eletrônicas – em grande parte provenientes do oriente – mas também à todo tipo de invenção tecnológica nos mais diversos campos das faculdades humanas, capazes de gerar revoluções e mesmo impulsionar o desenvolvimento econômico.
Mas também, quem não se maravilha com a possibilidade de conversar com pessoas do outro lado do mundo sem esforço algum, por meio de programas de computador e da rede mundial de computadores, ou mesmo por meio de celulares incríveis, com múltiplas funções inúteis que acabam por confundir-nos ao utilizar as funções básicas do aparelho? Sem dúvida a tecnologia de informação fora o destaque desse século passado, pois permitira a interconectividade entre povos, empresas, permitindo o livre fluxo de mercadorias, capitais e pessoas, promovendo ainda um enorme desenvolvimento econômico e humano.
Todavia, cabe realizar três rápidas análises, as quais nos remeteriam a um entendimento mais aprofundado sobre a tecnologia e sua relação com a macroestutura mundial, tal como a realizada por Fumio Kodama: como a tecnologia é gerada, por quem é, e para que é utilizada. Pretendo ser breve, seguindo um entendimento marxista, o qual versa sobre os conceitos de ciência e tecnologia, sendo que o primeiro seria o ato mais puro da criação humana, e o segundo a criação humana voltada para a simples geração de lucro.
Toda tecnologia é gerada graças a processos de inovação por agentes privados (empresas), visto que, a empresa que não inova, seja em produtos, em tecnologia, em sistemas internos tende a ser subjugada pelos competidores do mesmo setor- ou na situação atual, não necessariamente a concorrência se da nos mesmos setores. Desse modo a tecnologia é gerada, e como já fora esboçado acima, possibilita uma série de desenvolvimentos posteriores para a vida humana.
Tendo em vista por quem é, e como é gerada a tecnologia, somente podemos concluir que, esta objetiva tão somente a obtenção e geração de lucros para seus criadores. Um tanto quanto complicado de entender não? Explico, o objetivo das grandes empresas ao desenvolver uma nova tecnologia não é somente atender às especificidades dos consumidores, mas principalmente criar e inovar para uma gama quase absoluta de consumidores – em âmbito global – objetivando a obtenção de lucros ainda maiores dessa maneira.
Portanto, é possível que entendamos que toda tecnologia existe para o bem, mas nem toda tecnologia para o bem fora inventada, é o caso das curas para as diversas doenças, como a Aids – somente países pobres e em desenvolvimento registram altos índices dessas doenças, é inviável a fabricação de uma cura – a fabricação de tecnologias de combate à poluição e aos diversos meios causadores do aquecimento global – tendo em vista que a “água ainda não bateu na bunda” de muitos sobre esse assunto. Posso parecer radical sobre esse assunto, mas não, estou sendo chato mesmo, afinal, critico a tecnologia e seus criadores, mas ainda continuo a usa-la, viva a hipocrisia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home